segunda-feira, 13 de outubro de 2014

A PÉROLA DE GRANDE PREÇO

TEXTO: Mt 13: 45-46
INTRODUÇÃO:
·      As parábolas proferidas por Jesus estão repletas de verdades acerca do Reino de Deus. Elas ilustram os vários passos para se chegar a conhecer a verdade de Deus.
a)   Alguns encontram as verdades do Reino inesperadamente.
b)   Outros estão desempenhando as tarefas normais da vida quando encontram um tesouro enterrado.
c)    Em outros casos, a religião vem como resultado de uma procura diligente. E como o homem, achamos a pérola de grande valor e, nos dispomos a renunciar tudo o que temos para adquiri-la. Fp 3.7 “Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo…”.

1.             A SEMELHANÇA DO REINO DOS CÉUS.

ð Nesta parábola tão singela e expressiva, Jesus compara o Reino dos céus a uma pérola de grande valor, dizendo que aquele que a encontra e reconhece seu valor vende tudo o que possui para adquiri-la.
ð A produção de pérolas depende de um processo enfadonho e secreto, mas que segue a passos firmes durante todo um processo de tempo.
ð Uma enciclopédia descreve a formação da pérola da seguinte maneira: o corpo redondo de madrepérola que se forma no interior de algumas conchas marinhas é consequência de um tumor epitelial.
ð Durante o alastramento das células epiteliais, elas segregam inicialmente, como na formação da casca, uma substância córnea (conchina) e depois a madrepérola (carbonato de cálcio ortorrômbico) em calorias concêntricas. Nesse processo de fabricação, o organismo circunda o objeto, desavisado e atormentado, com sua madrepérola e uma membrana até que, gradualmente, a pérola seja formada.

1)   A pérola nasce do sofrimento de uma ostra.
2)   A pérola é formada lentamente. 
3)   A pérola é pequena, mas de altíssimo valor.

·       A pérola é gerada num ambiente corruptível. É gerada na sujeira do oceano.
·       A pérola é oriunda da obscuridade. Só a encontra nas profundidades do mar.
·       A pérola se desenvolve secretamente. Enquanto a Concha esta fechada.
ð Assim como um o mergulhador desce às profundezas de um oceano, enfrentando os riscos para que possa deslocar a dura casca da ostra do leito rochoso em que se encontra, Jesus enfrentou a vergonha, a morte e o inferno para nos livrar das algemas do pecado.
ð O homem que comprou a pérola não pensou no que possuía anteriormente, mas compreendeu que aquela pérola era superior a tudo o que possuía.
Para que se possua a pérola de grande valor é necessário sacrificar as de menor valor.

2.             TODAS AS COISAS DE VALOR SÃO ALCANÇADAS POR SACRIFÍCIO.

·      Conquistar coisas de valor exige sacrifício. Para gerar um filho, uma mulher precisa sacrificar trocar a beleza de seu corpo, seu bem estar  por dores.
·      Uma pessoa para se tornar médico precisa sacrificar horas de lazer, diversão e muitas regalias em troca de seu estudo que o levará a se tornar um médico, o que lhe trará grandes recompensas.
·      Sacrifício é uma troca de coisas de menor valor por coisas de maior valor.
Não significa que as coisas de menor valor são insignificantes. Se elas não tivessem valor, não seria um sacrifício.
·      Sacrifício significa trocarmos coisas que momentaneamente tem valor para se alcançar coisas de maior valor no futuro.
Quando uma pessoa está sacrificando coisas de valor, ela está demonstrando que está "negociando" para alcançar coisas de  maior valor. JESUS FEZ ISSO!

3.             O REINO DE DEUS É ALCANÇADO COM SACRIFÍCIOS.

·      Tudo dentro do Reino de Deus é alcançado através de uma troca,  de um sacrifício de coisas de menor valor para se alcançar outras de maior valor.
·      Jesus afirmou  isto dizendo: Mt 11:12 "Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele."
Mt. 10:39 "Se você se agarra à sua vida, você a perderá; mas se a desprezar por Mim, você a salvará".
ð Isso parece contraditório, mas na verdade não é, Jesus estava usando "vida" em dois sentidos:
1. Esta vida terrena, com seus prazeres, relacionamentos sociais e recompensas;
2. A vida de felicidade por vir, que não terá fim.

Mt 19:29 "E todo aquele que deixar o lar, irmãos, irmãs, o pai, a mãe, a esposa, os filhos, ou propriedades, para Me seguir, receberá cem vezes mais, e terá a vida eterna”.
ð Se você não sacrificar esta vida terrena de prazeres pecaminosos, em troca da vida eterna com Cristo – a grande pérola – você não a conquistará.
ð Lembre-se, essa pérola não tinha preço. Não poderia ser comprada por dinheiro algum. Simplesmente não havia ouro ou prata suficientes na terra para bancar o seu valor. E o negociante sabia disso. Ele compreendeu que poderia gastar a vida inteira acumulando dinheiro para obtê-la, mas esse esforço seria em vão.
ð Vejo o negociante conversando com o proprietário: "Veja, tenho de ter essa pérola. Eu alegremente troco contigo tudo o que ganhei a minha vida inteira. Tudo que me pedires, eu farei. Eu só quero ter a pérola". O Pai amorosamente lhe responde: "Dê-me o teu coração. Esse é o preço". A seguir lemos Mt 13:46: "Tendo achado uma pérola de grande valor, vende tudo o que possui e a compra" .
ð Sacrifício exige esforço. Esforço não é uma coisa fácil de fazer.
ð Sacrifício exige convicção, confiança e perseverança.

CONCLUSÃO: Só alcançamos coisas dos céus através de sacrifícios.
O sacrifício demonstra verdadeiro desejo e comprometimento e fé. Deus está à procura de gente para abençoar. Ele precisa encontrar as pessoas que estão demonstrando através de seus sacrifícios o que desejam.

ð Através de seus sacrifícios, o que você está verdadeiramente demonstrando que quer? É hora de desafiar as pessoas a viver uma vida de grandes planos, desejos e  sacrifícios.

Pr. Nilton Jorge
Contatos: (041) 9582 9892
E-mail: niltondalani@gmail.com
https://www.facebook.com/Pr.NiltonJorge

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.