TEXTO: At 13.2,3
INTRODUÇÃO:
INTRODUÇÃO:
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Como deve ser caracterizada a igreja evangélica
brasileira em seu propósito de ser uma igreja verdadeiramente missionária no
Brasil e no mundo? Biblicamente falando, todo campo missionário deveria se
tornar, obrigatoriamente, numa base missionária. Mas por uma série de fatores
que lamentamos, nem sempre é essa a realidade em termos de igreja brasileira.
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Já a igreja de Antioquia era, sem sombra de
dúvida, um exemplo de igreja missionária. A igreja que outrora foi campo, que o
Espírito Santo preparou para receber a boa semente do evangelho, cresceu e
frutificou, passando a ser oficialmente o portal da missão entre os gentios;
pois quando o Espírito Santo disse em Atos
13.2, "Separai-me agora
..." a partir daquele momento a igreja de Antioquia não seria mais a
mesma em termos de visão e ação missionárias.
TRANSIÇÃO: Lucas em At 13 nos convoca pra ler estudar e observar os
princípios de uma igreja missionária e mais do que isso, Lucas nos revela neste
texto sobre as 4 qualidades indispensáveis de uma igreja missionária.
1.
IGREJA MISSIONÁRIA É IGREJA ADORADORA.
ð Atos 13.2 inicia assim: "E, servindo eles ao Senhor...".
O verbo grego aqui compreende por servir em adoração, prestar culto a Deus. O particípio presente servindo indica
ação contínua.
ð Uma
igreja só pode ser verdadeiramente missionária se for verdadeiramente adoradora
e vice-versa.
ð O culto, em sua dimensão humana, surge
da missão. É o resultado espontâneo da experiência da redenção. Do
mesmo modo, a missão deve ser vista como um acontecimento cultual, porquanto
celebra o que Deus tem feito por homens e mulheres em Jesus Cristo e os chama a
receber e compartilhar o dom da graça de Deus.
ð O culto deve levar a igreja a fazer
missões At 2.42-47.
ð Missões, por sua vez, devem levar os
perdidos a prestarem culto a Deus At 13.44-49. Pois uma adoração que
não leva a igreja a evangelizar não passa de mera contemplação, e uma
evangelização que não leva os pecadores a adorarem a Deus está fora dos
propósitos do próprio Deus.
ð "A
liturgia sem missão é como um rio sem manancial, a missão sem culto é como um
rio sem mar. Ambos são necessários. Sem um o outro perde sua vitalidade e
significado".
2.
IGREJA MISSIONÁRIA É IGREJA DE ORAÇÃO.
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A
oração é a essência da obra missionária. Não é só uma atividade
necessária ao sucesso da obra, é a obra em si. É a prática mais missionária
possível, quando vivida de maneira bíblica.
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Essas
duas atividades devem vir interligadas uma na outra. Nunca é demais
enfatizar a importância da prática da oração na obra missionária.
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Quando o Espírito Santo ordenou que a igreja de
Antioquia separasse Paulo e Barnabé para a obra que os tinha chamado, a igreja
estava em oração Atos 13.2 e 3.
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O
versículo dois diz o seguinte: "E,
servindo eles ao Senhor, e jejuando...". O fato de a igreja estar
jejuando subentende-se que ela estava também orando.
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Seria
incoerente pensar que uma igreja que estava adorando a Deus e jejuando não
estivesse em oração. Nem toda oração é feita em jejum, mas todo jejum
bíblico é feito com oração. Além disso, temos uma evidência explícita de que a
igreja de Antioquia realmente orava naquela ocasião v3: "Então, jejuando e orando...".
ð É provável que o exemplo da igreja de
Antioquia tenha marcado positivamente o ministério de Paulo. Paulo foi
um homem de oração e recomendava às igrejas que orassem por ele e pela expansão
do evangelho de Jesus Cristo.
ð Agora,
mais do que simplesmente orar, a igreja de Antioquia era uma igreja que exercia
a prática do jejum. É impressionante a ênfase que Lucas dá ao jejum na igreja
de Antioquia.
ü A ênfase de Lucas é importante por duas
razões pelo menos:
1) Não devemos pensar que
a igreja de Antioquia jejuava porque trazia resquícios do judaísmo.
Esta não seria uma forma inteligente de pensar, primeiro porque Lucas era
gentio (provavelmente da cidade de Antioquia da Síria) e, por isso mesmo, qual
o interesse dele em dar tanta ênfase a uma prática estritamente judaica? A
igreja de Antioquia foi uma das igrejas mais anti-judaicas do passado, naquilo
que se refere às práticas religiosas do judaísmo. Direta ou indiretamente o
Concílio de Jerusalém de Atos 15 aconteceu em razão desse
anti-judaísmo-cerimonialista.
2) Acreditamos que Lucas
fez questão em enfatizar a prática do jejum pela igreja de Antioquia,
primeiramente para mostrar que jejum e oração não são incompatíveis na vida de
uma igreja e, em segundo lugar, mostrar como esta prática era (e deve
ser) valorizada no meio de uma igreja verdadeiramente missionária.
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Se muitas de nossas igrejas têm falhado na
prática da oração, e falhado mais ainda em rogar ao Senhor da seara que mande
trabalhadores para a Sua seara, em interceder pelos missionários e orar pela
obra missionária de um modo geral, o que dizer então da prática do jejum em
nossas igrejas?
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A
igreja de Antioquia buscava a presença de Deus pelo simples prazer de estar
servindo a Deus.
3.
IGREJA MISSIONÁRIA OUVE A VOZ DO ESPÍRITO
SANTO.
ð Enquanto
a igreja orava, é provável que o Espírito Santo falou. Não sabemos ao certo
como o Espírito Santo falou. Seja como for, Ele falou e a igreja ouviu.
ð O verbo "ouvir" é empregado em
mais de um sentido nas Escrituras. Pode significar: captar, entender,
abraçar e obedecer o que se ouve. Alguém pode escutar e ouvir, no sentido literal,
o som das palavras, entender as palavras, mas ser totalmente surdo quanto à
prática dessas palavras.
ð A igreja de Antioquia era uma igreja
sensível à voz do Espírito, e mais do que aguçar os ouvidos para ouvir
a Sua voz, ela ouviu, principalmente, obedecendo.
ð Eis aí a voz do Espírito que muitas
vezes tem sido ignorada pelos crentes: A igreja no mundo e para o mundo.
É nisso que Deus espera ser ouvido e obedecido.
A igreja precisa abrir os ouvidos pra ouvir o clamor dos perdidos.
Se a igreja brasileira der ouvidos à voz do Espírito, com certeza ouvirá a voz dos que precisam ser ouvidos.
A igreja precisa abrir os ouvidos pra ouvir o clamor dos perdidos.
Se a igreja brasileira der ouvidos à voz do Espírito, com certeza ouvirá a voz dos que precisam ser ouvidos.
4.
IGREJA MISSIONÁRIA É COMPROMISSADA COM OS
MISSIONÁRIOS.
ð O que determina, de certo modo, se uma
igreja é ou não missionária é o seu envolvimento e compromisso com os
missionários. Este compromisso mostrará até onde a igreja está engajada
em missões e, principalmente, até onde ela tem sido obediente à voz do Espírito
de Deus, mesmo quando atua na retaguarda.
ð A igreja de Antioquia era uma igreja de
compromissos. Ela estava compromissada com Deus (servindo a Deus,
jejuando e orando, Atos 13.2,3) e com os missionários (impondo sobre eles
[Barnabé e Saulo] as mãos, os despediram, Atos 13.3).
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É
importante destacar, antes de tudo, que o envolvimento missionário da igreja de
Antioquia não estava limitado àqueles cinco nomes de Atos 13.1. E mesmo
se a imposição de mãos sobre Paulo e Barnabé tivesse sido realizada por apenas
três deles, nem por isso deixaria de ser o trabalho da igreja toda. "Toda
a igreja de Antioquia estava envolvida em comissionar Barnabé e Saulo, pois
quando os missionários retornaram, eles relataram à igreja o que Deus tinha
feito, At 14.27".
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Em
Atos 13.3 não aconteceu o que vemos hoje em dia. Paulo e Barnabé não foram
lançados num campo e deixados "ao deus dará". A igreja não se
esqueceu daqueles que enviou e os missionários, por outro lado, não se
lembraram da igreja somente quando o dinheiro da missão encurtou.
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Atualmente,
o que temos visto com freqüência são as agências ou juntas de missões ocupando
o lugar da igreja local. Não que as agências não tenham seu devido
valor, é claro que têm. Ademais, as agências de missões, em si, não tiram a
responsabilidade missionária das igrejas. Contudo, se hoje elas estão ocupando
o lugar das igrejas, indo além de suas atribuições, é porque as igrejas estão
aquém de sua vocação.
CONCLUSÃO: Falando ainda acerca da importância da igreja local em missões, quero destacar quatro coisas que, deveriam acontecer em nossas igrejas.
CONCLUSÃO: Falando ainda acerca da importância da igreja local em missões, quero destacar quatro coisas que, deveriam acontecer em nossas igrejas.
1)
A igreja
local como um todo precisa receber, compreender e assumir a visão de seu lugar
na obra missionária, além de compreender as dimensões bíblica, espiritual,
cultural e financeira desta tarefa.
2)
A igreja local, compreendendo sua importância
para missões, não pode transferir esta responsabilidade.
3)
A igreja local, ainda, precisa assumir por
completo a sua responsabilidade missionária. (envio e sustento missionário).
4)
Por fim, a
igreja local precisa conscientizar-se e vêr-se como a principal agência
missionária da face da Terra. Orar tendo isso em mente, agir tendo isso em
mente, pregar tendo isso em mente, trabalhar tendo isso em mente.
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Para Deus só existem duas coisas: Ou somos
campo, ou somos base missionária. Se somos campo, precisamos ser
evangelizados, mas se somos base, então está na hora de trabalhar. A omissão não pode ser a missão de uma igreja
vocacionada pelo Espírito Santo de Deus.
Contatos: Pr. Nilton Jorge
(22) 98135-8547 ou 981043222
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