terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

MENTE DE ESCRAVO NUNCA MAIS

TEXTO: Provérbios 23:7

·      Poderíamos resumir a nossa situação da seguinte forma:
1. Estamos engajados em uma guerra;
2. Nosso inimigo é Satanás;
3. A mente é o campo de batalha;
4. O inimigo trabalha diligentemente para estabelecer fortalezas em nossa mente baseado em nossas fraquezas;
5. Ele faz isso mediante estratégia e engano;
6. Ele tem milênios de experiência.

·      A alma é a sede das emoções e dos sentimentos. A mente é como um campo fértil; nela os pensamentos podem dá frutos, bons ou ruins. Há uma frase que diz: Você é fruto daquilo que pensa. Ou seja: As nossas atitudes partem da nossa mente, sejam elas premeditadas ou não. Rm 12:2 Paulo está exortando a igreja a viver uma vida de piedade e santidade diante de Deus. Ele fala do culto racional (do raciocínio, da razão, da mente), e neste culto deve ser apresentado o nosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. 1Pe.2.2 O apóstolo Pedro também nos fala sobre o leite racional, dizendo: Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que, por ele, vades crescendo. Racional no grego é logikos, pertencente à razão; o que é do raciocínio, perfeito para argumentação; lógica. Isto significa dizer, que o leite encontrado na palavra de Deus é, em última análise, racional. O culto racional, é um culto inteligente; e quem se alimenta do leite racional, cresce em inteligência espiritual. A mudança de atitude em não se conformar com o sistema e modelo do mundo, parte de uma mente renovada pelo Espírito Santo. É impossível que uma pessoa que tenha uma mente renovada pelo Espírito Santo, venha se conformar com os costumes, estilos e modelos do mundo. Um crente de mente renovada, ele experimenta a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

“A mente é o órgão de controle geral do ser humano, quem a controla, controlará também todo seu ser”:

Os pensamentos que geram os atos;
Os atos que geram as atitudes;
As atitudes que geram os costumes;
Os costumes que geram o caráter;
O caráter que gera o destino;
Céu ou Inferno.

·      Qual é o padrão da mente de Jesus Cristo?

Filipenses 4:8 Qual é o Padrão do Diabo.
Quanto ao mais, irmãos, Quanto ao mais, escravos,
Tudo o que é verdadeiro, Tudo o que é falso,
Tudo que é honesto, Tudo o que é desonesto,
Tudo o que é justo, Tudo o que é injusto,
Tudo o que é puro, Tudo o que impuro,
Tudo o que é amável, Tudo o que é odiável,
Tudo o que é de boa fama, Tudo o que é de má fama,
Se há alguma virtude, Se não há alguma virtude,
E se há algum louvor, E se não existe algum louvor,
Nisso pensai.

A MENTE: UM CAMPO DE BATALHA. 2 Co.10.4-6 “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas; destruindo os conselhos e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo entendimento à obediência de Cristo, e estando prontos para vingar toda desobediência, quando for cumprida a vossa obediência”. 

OS PERIGOS DE UMA MENTE DOMINADA PELO MAL.

1. A mente pode tornam-se fortaleza do inimigo. At.5.3,4. Disse, então, Pedro: Ananias, porque encheu satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a, não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. 
2. Os maus pensamentos são como ovos de serpentes, e se tornarão em víboras se não forem destruídos. Is.59.4,5,7 Ninguém há que clame pela justiça, nem ninguém que compareça em juízo pela verdade; confiam na vaidade e andam falando mentiras; concebem o trabalho e produzem a iniqüidade. Chocam ovos de basilisco e tecem teias de aranha; aquele que comer dos ovos deles morrerá; e, apertando-os, sai deles uma víbora. Os seus pés correm para o mal e se apressam para derramarem o sangue inocente; os seus pensamentos são pensamentos de iniqüidade; destruição e quebrantamento há nas suas estradas. 
3. A mente é o útero do coração, e os pensamentos são a semente. Mc.7.21-23 Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.

ð EM QUE DEVEMOS PENSAR E FIXAR A NOSSA MENTE.

1. No SENHOR Deus. Is.26.3,4 Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti. Confia no SENHOR perpetuamente; porque o SENHOR Deus é uma rocha eterna.

2. Nas coisas que são de cima. Cl.3.1-3 Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra; porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.

3. Nas coisas de boa fama e virtuosas. Fp.4.7,8 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

OS FRUTOS DE UMA MENTE RENOVADA.

1.
Tem os sentimentos de Cristo. 1Co.2.16 Porque quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo. Fp.2.5 De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus.
2. Tem a paz de Deus. Is.26.3 Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti. 
3. Tem a prosperidade de Deus. Jr.17.7,8 Bendito o varão que confia no SENHOR, e cuja esperança é o SENHOR. Porque ele será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se afadiga nem deixa de dar fruto.  

ð A nossa mente não deve ser depósito de maus pensamentos, nem reservatório de maldades, nem deve servir para acumular informações negativas e perversas que são lançadas pela mídia, seja escrita ou audiovisual. A mente do cristão verdadeiro está transformada pelo Espírito Santo e é sempre renovada para executar o bem. O crente não vive só de emoções, ele deve ser racional e agir com inteligência.

ð COMO TER UMA MENTE GUARDADA DE MAUS PENSAMENTOS.

1.    Creia sem duvidar que Cristo morreu e ressuscitou para te libertar.  João 1:12 “Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus”. A vitória está em Cristo Jesus, é a nossa confiança no poder de Deus que nos enche de forças para enfrentar todo o mal pela presença do salvador em nossas vidas. Gálatas 2:20 “Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim”.
2.    Entregue a sua vida totalmente a Cristo. Não podemos encobrir o pecado enganando a nós mesmos, pois quando isso acontece Deus não ouvirá as nossas orações: Salmos 66:18 “Se eu acalentasse o pecado no coração, o Senhor não me ouviria”.
3.    A nossa confiança em Deus deve nos conduzir para uma vida pura, permitindo que o Espírito Santo nos aperfeiçoe, somente quando nos entregamos totalmente ao senhorio de Cristo é que conseguiremos ver a vitória proposta: 2 Coríntios 7:1 “Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus”.
4.    Invista em um período de qualidade de oração e estudo da palavra. Tiago 5:17-18 “Elias era humano como nós. Ele orou fervorosamente para que não chovesse, e não choveu sobre a terra durante três anos e meio. Orou outra vez, e o céu enviou chuva, e a terra produziu os seus frutos”. A vida espiritual não é para super-heróis, mas para pessoas humanas que consagram o seu tempo e a sua vida nas mãos de Deus, destinando um tempo de qualidade para orar e estudar a palavra de Deus, pois somente desta forma que teremos forças para vencer o pecado.
5.    Vigiar para não abrir a porta para o pecado. Devemos estar atento a todas as armadilhas do diabo, temos que vigiar: 1 Coríntios 6:18 “Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo”. Não podemos nos envolver com as coisas deste mundo, pois é pelo envolvimento que somos atraído e logo destruídos pelas tentações que ele opera em nós, fugir não é a postura de um covarde, mas de pessoas conscientes de suas fraquezas.
6.    Ter parceiros de oração e confidentes (prestar contas). É muito importante ter amigos mais chegados que um irmão, pessoas confiáveis que possam ouvir as nossas confissões, amigos que possam nos auxiliar na caminhada cristã. Eclesiastes 4:12 “Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade”. Mateus 18:19 "Também lhes digo que se dois de vocês concordarem na terra em qualquer assunto sobre o qual pedirem, isso lhes será feito por meu Pai que está nos céus”. Tiago 5:16 “Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz”.
7.    Criar dispositivos de defesa. Salmos 101:2-3 “Seguirei o caminho da integridade; quando virás ao meu encontro? Em minha casa viverei de coração íntegro. Repudiarei todo mal. Odeio a conduta dos infiéis; jamais me dominará!”. Devemos proporcionar artifícios para nos proteger deste mal, isto é: nos afastando de tudo aquilo que nos contamina, não podemos nos expor deliberadamente as coisas que nos destroem, por isso temos que ter cuidado daquilo que assistimos, os lugares que freqüentamos e dos amigos que nos corrompem. Provérbios 28:13 “Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia”.
8.    Renovar a mente e mudar os padrões. Temos que mudar de comportamento se queremos vencer as nossas lutas, temos que mudar os nossos hábitos. Romanos 12:1-2 “Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. 2 Coríntios 3:18 “E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito”.


CONTATOS: (22) 98135-8547





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.