Js
1:8 – Sl 1:3.
INTRODUÇÃO:
A palavra prosperidade deriva-se de uma palavra hebraica que se
soletra TIÇALEAH, que se lê TIÇALENI. Que significa prospero, prosperar, na
rota do sucesso. É por isso que quando lemos Jos 1:8 diz: “Fará Tiçaleah” o teu
caminho. Sl 1:3 diz “tudo que fizer Tiçaleah”, do conceito geral de Tiçaleah,
deriva-se outras palavras, a saber:
a) Ser
promovido no reino.
b) Obter
sucesso.
c) Receber
coisas inesperadas de Deus.
d) Ter
um final feliz.
A Bíblia 215 vezes em seus versículos fala sobre a fé.
Em 218 versículos fala sobre a importância da salvação.
Aparecem na Bíblia 500 versículos fala sobre a Oração,
então temos 933 versículos que abordam sobre a fé, oração e salvação. Porém tem
outro tema na Bíblia que é reportado em 2085 versículos (isto é muito importante para Deus), O poder espiritual do
dinheiro.
EXERCÍCIO: levante o q vc tiver, uma moeda ou nota,
olha para ela, suje um pouco sua mão, como é possível algo tão pequeno,
insignificante, tenha tanto poder sobre nossas vidas, emoções, relações,
motivações, profissões e ministério?
·
O dinheiro é a causa n 1 das guerras, dos
suicídios, das violências urbanas, de destruição Familiar, Eclesiástica, de
relacionamentos, em qualquer parte do mundo.
·
Tem poder sobre minha saúde, (úlceras,
ataques cardíacos, insônias, depressão, angustia, tormento psíquico, altera meu
sistema nervoso, minha pressão arterial).
O QUE É QUE ELE TEM QUE ME ENFEITIÇA?
1-
A INFLUENCIA DO DINHEIRO.
A maior traição do NT foi feita por causa do dinheiro.
O 1 juízo divino no NT foi feito por causa do dinheiro. (Ananias
e Safira).
A maior honra que Jesus fez, foi por causa de atitude
cara (o perfume de alabastro).
Um dos maiores ensinamentos de Jesus foi sobre o dinheiro
( a oferta da viúva).
Uma das maiores reações de Jesus no templo foi sobre o
dinheiro (os mercadores e vendedores ambulantes).
A maior mentira do NT foi dos soldados romanos, disseram
que os discípulos tinham roubado o corpo de Jesus. (foram corrompidos a mentir
por causa do dinheiro). Ler Ecl 10:19b.
àO princípio espiritual do dinheiro, não é qto dinheiro eu
tenho, mas o que eu faço com o dinheiro que eu tenho. O principio não é a
quantia, mas a atitude. Is 55:2
I Tm 6:10 – destaca-se aqui 3 coisas:
Amor.à Ecl 5:10 (isso gera
insatisfação).
Raiz. É o que alimenta, o que da vida aos males, precisa
ser cortada.
Males. Todos quer dizer todos, quando se quebra um
principio espiritual, a maneira como eu gasto ou invisto o meu dinheiro, a
atitude mal na maneira de usa-lo fará Satanás cobrar, por essa legalidade, Ecl
5:8, 14, 15. Prov 15:27.
Somos herdeiros da cultura grega, que influenciou todos
os países ocidentais no tocante a vida financeira.
Ela nos ensinou que temos uma vida dupla:
- Vida
no sagrado: louvor, pregação, Jejum, Bíblia, vigília etc.
- Vida
secular: (mundo real entre aspas) comprar, vender, viver a roda viva
da vida.
De maneira que minha vida no sagrado, está desligada da
minha vida secular.
O dinheiro na cultura grega é para controlar tanto o
sagrado como o secular
Lc 16:13. Os dois senhores em disputa da alma.
Mamom: O Sr das Riquezas [o principado das riquezas].
O que eu tenho não é meu eu sou mordomo, nesse conceito de
mordomia eu prestarei contas a Deus. O meu dinheiro não é para controlar e nem
ser gasto com desperdiço, é para abençoar, ele não esta em posição de
autoridade, não é senhor, eu estou sobre ele, pois em Cristo eu sou livre.
2- O PRINCÍPIO DE PROSPERIDADE NO REINO É SEMEAR, ESPERAR E
COLHER. Mc 4:26-29.
Lc 6:38, daí ou dar (Mt 19:29, Mc 10:30, Lc 18:30) Ecl
11:6.
·
Uma Igreja que semeia é uma Igreja próspera At
2:45 à
Fp 4:14 a 19.
·
A Igreja que semeia não tem necessitados At
4:34.
Veja que para a edificação do primeiro tabernáculo Deus
pediu uma oferta voluntária, Ex 25:1-3,
- 35:20-29 leia Ex 36:5-7, os lideres tiveram que pedir para que o povo
suspendessem a contribuição, já tinham mais que o suficiente para a obra do
Senhor. Isso já aconteceu aqui?
·
Você poderá dizer que as condições são outras
então leia II Co 9:6, Sl 126: 5,6, Ecl 11:4, quem olha para a circunstancia
nunca semeará.
No Reino de Deus primeiro vem a
decisão depois a provisão.
Vejamos a liberalidade na
semeadura dos crentes da Macedônia II Co 8:2.
·
Eram atribulados por
lutas externas.
·
Eram extremamente
pobres.
·
Ricos em
Generosidades.
O ato de livrar-se de Mamom,
contribui para uma grande manifestação de alegria e unção.
3- OBEDECER É O CAMINHO PARA A PROSPERIDADE.
Aqueles que defendem a Linha de Pensamento Conservadora
(os formalistas), possivelmente temerosos de perderem os membros de suas
igrejas, ou denominações, afirmam que o dízimo foi coisa do passado, coisa da
Lei. Os que defendem a Linha de Pensamento Contemporânea (os liberais), fugindo
dos princípios básicos da hermenêutica bíblica, afirmam ser o dízimo o requisito
da lei para manter minimamente o sustento sacerdotal. Entretanto, os que
aceitam a Linha de Pensamento Moderada (os fundamentalistas), entendem que
a virtude do dízimo está na fidelidade da sua contribuição e do seu valor
biblicamente estipulado. E sabem eles, que, sendo os crentes obedientes à
Palavra, Deus os fará prosperar materialmente e espiritualmente.
A Linha de Pensamento Conservadora: temerosos de
ensinarem e praticarem a doutrina bíblica do dízimo, esboçada em Malaquias
3:10, alegam que este ensino foi restrito à época vetero-testamentária. Mas
esquecem eles que o próprio Jesus em uma de suas mais brilhantes defesas da
justiça, da misericórdia e da fé,
colocou as coisas em seus devidos lugares, quando disse: “Ai de
vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que dizimais a hortelã, o endro e o
cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé;
deveis fazer estas coisas, e não omitir aquelas” (Mateus 23:23). A
justiça, a misericórdia, a fé e os dízimos são importantes na doutrina
cristã uns mais outros menos! Nenhum
deles devem ser omitidos!
O texto de Joel 1:4. Os três únicos
capítulos do livro de Joel estabelecem um resumo do passado, presente e futuro
de Israel: um passado de fracassos, um presente de dores e um futuro de
vitórias. Nesse passado de fracasso, Deus instigou ao povo com várias pragas a
fim de se arrependerem da sua nefasta ingratidão.
Tinham
templo novo, cidade reconstruída, terra frutífera, novo horizonte na preparação
do advento do Messias mas, o povo sentou-se a comer, a beber e a folgar. Uma
das maldições seria que as suas plantações seriam destruídas por uma praga de
gafanhoto afim de que se acabasse o vinho das suas festas; a comida das suas
glutonarias e a paz para os dias de profundo sono e preguiça nacional!
O
terrível instrumento de punição seria o gafanhoto, segundo havia profetizado
Moisés (Dt 28:38,39) um inseto provido de aparelho bucal mastigador, asas
dobradas longitudinalmente e pernas posteriores mais desenvolvidas, adaptadas para
seu tradicional salto.
Em seus quatro estágios de vida: lagarta,
pulgão, locusta e gafanhoto:
Lagarta – palmerworm – gazan, é o primeiro
estágio do gafanhoto em si, recém saído do ovo, no seu perfil embrionário, o
qual, pelo processo acidulante suga as proteínas das folhas das plantações,
deixando-as enodoadas e ressequidas.
Pulgão – caterpillar – hasic, é o segundo
estágio desse bonito, mas perigoso herbívoro, que mudando sua casca começa
lentamente comer as primeiras polpas das folhas das plantações.
Locusta – cankerworm – yelek, é o
terceiro estágio da metamorfose do gafanhoto, no qual suas pernas e pequenas
asas já aparecem e, pulando de folha em folha, já pode fazer um grande estrago,
comendo as folhas de cada planta, deixando apenas isenta seus tentáculos.
Gafanhoto – locust – arbeh, é o quarto, último
e perigoso estágio do que nós conhecemos como gafanhoto, tendo já uma pele
nova, as pernas firmes e asas desenvolvidas. E, em exército, eles pulam e voam
em alta velocidade, e sua capacidade devoradora das folhas, flores e tentáculos é de incomensurável poder.
A Linha de
Pensamento Moderada: Os crentes tidos como moderados aceitam que a
virtude do dízimo está explicitamente na fidelidade da sua contribuição e do
seu valor biblicamente estipulado. Sabem eles, que, sendo obedientes
às Escrituras, Deus os fará prosperar materialmente e espiritualmente. Desta
prosperidade, ele dará livremente os
dízimos (Mt 23:23 e Hb 7:9) e as ofertas (2 Co 16:2) para o
engrandecimento do Reino de Deus aqui na terra: (Lc 18:12).
O dízimo tem a finalidade de manter a obra do Senhor e os
que em tempo integral labutam nela “para que haja mantimento em
minha casa”. Nos tempos contemporâneos de Joel e de nosso Senhor Jesus
Cristo, o povo entregava esta percentagem em víveres para sustento dos
sacerdotes, dos levitas e manutenção do templo e seus pertences (Ml 3:10,11; Mt
23:23; Hb 7:8,9). Neste presente Século de desenvolvimento, entretanto, os
crentes entregam dez por cento da sua renda bruta (deduzidos dela apenas o seguro
social), suas ofertas alçadas, os quais são utilizados no sustento pastoral, na
compra de edifícios, na manutenção das instalações, no envio de missionários e
no apoio de programas de ensino acadêmico e congregacional, evangelístico e
assistência social.
O primeiro princípio que leva os
crentes a dizimarem é o da obediência às Escrituras Sagradas,
o segundo, é o do reconhecimento, em
saber que somente Deus, e unicamente ele, é responsável pelo sol e a chuva,
pela água e a terra, pelo crescimento e frutificação de todos os pomares do
mundo;
e o terceiro, é o do agradecimento, em
saber que não merecíamos nada, e ele nos deu tudo! A entrega do dízimo é uma
obrigação imperativa do crente, “trazei todos os dízimos” (Ml 3.10); a oferta
alçada, uma obrigação voluntária, “cada um de vós ponha à parte o que puder
ajuntar” (2 Co 16:2):
Aplicação: pegue a
cédula que você tinha em mão no inicio e levante-a ela não está sobre sua cabeça
lhe dominando, você é liberto (a) por Jesus, teu senhor é Jesus e não Mamom, agora
você ira pegar essa nota e irá ofertar ao seu irmão e depois você irá ofertá-la ao
Senhor. Amém.
Contatos e convites com o Pastor Nilton Jorge:
Telefone: Vivo (22) 998746712 Whatzapp - Tim (22) 981358547
Email. niltondalani@gmail.com
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