quinta-feira, 24 de agosto de 2017

AINDA HÁ UM REMANESCENTE AVIVADO

SOFONIAS 1:1 - 2:3
INTRODUÇÃO:

·      As cinco décadas de apostasia de Manassés custaram muito caro para Judá espiritualmente, e os israelitas jamais se recuperaram delas totalmente.
·      Acredita-se que nos dias do pior rei de Judá, Manassés, Sofonias fora escondido para se salvar da loucura de Manassés, daí vem o significado do nome de Sofonias: O Senhor escondeu.
·      O profeta fora o último a profetizar antes do cativeiro babilônico, ou seja, fora o derradeiro alerta do Senhor para com Judá. A aliança de Judá com a Assíria não afetou só a vida política, mas a religiosa e social também. Toda cultura assíria foi imposta sobre os judeus.
è Para ter uma ideia, até o livro da lei havia se perdido. Isto, sem contar os abusos cometidos em Judá:
a)   Elite política: devoravam vorazmente os mais fracos (Sf 3.3).
b)   Elite religiosa: profetas demonstravam falsamente serem amigos do povo, profetizando o que lhes agrada; sacerdotes profanavam as coisas sagradas e violentavam a lei (Sf 3.4);
c)    População: idolatria, ganância, mundanismo, ociosidade, desprezo por Deus, Sua Palavra e Seu povo, corrupção.
*   A mensagem de Sofonias é curta, objetiva e forte. O conteúdo do livro se divide conforme os capítulos:
è Capítulo 1 olha para dentro de Jerusalém devido à sua rebeldia, especialmente a idolatria.
è Capítulo 2 olha para os povos ao redor e fala do castigo que Deus traria contra os filisteus, os moabitas, os amonitas os etíopes e os assírios.
è Capítulo 3 olha para frente, encerrando com uma mensagem de esperança e restauração de um povo espiritual que andaria em comunhão com Deus.

è Sofonias 3:2. A cidade de Deus caiu profundamente e cometeu quatro pecados?
a)   Não atender a voz de ninguém. Não ouvir a Palavra de Deus significa rejeita-lo.
b)   Não aceitar disciplina alguma. Deus disciplinaria através de Babilônia.
c)    Não confiar no Senhor. Israel acreditava na sua própria justiça.
d)   Não se aproximar do seu Deus.

è Sofonias é contemporâneo de Jeremias e Habacuque, sua profecia foi uma resposta às indagações de Habacuque e ao seu clamor por avivamento.
OBS. Somos a resposta do clamor de alguém, quando não respondemos com a vida as expectativas dos homens estamos mentindo ao propósito pelo qual fomos formados.

*   No Capítulo 1:14 está o tema de todo o livro o dia do Senhor esta próximo. Para os remanescentes ele faz uma declaração no capítulo 2:2 BUSCAI AO SENHOR.

Em meio à idolatria e abandono ao propósito de Deus, Ele estava procurando alguém que o buscasse. Nesse contexto aparece o Rei Josias.
·      O pai de Josias foi Amon e o avô Manassés, ambos fizeram o que o Deus reprova. Josias nasceu nesse berço familiar e teve como missão mudar o curso de sua nação.

·      Com oito anos de idade, Josias começou a reinar. Aos 16 anos Josias começou a buscar ao Senhor. Aos 20 anos ele começou a purificar Jerusalém e Judá dos altos, bosques e imagens. Aos 26 anos ele ordena a restauração do templo, época em que Hilquias, pai de Jeremias era sumo-sacerdote. Nesta época, achou-se o livro da lei de Deus no templo. Uma reforma semelhante fora executada por Ezequias cerca de oitenta anos antes.
·      Quando o livro da Lei é recuperado e lido, Josias percebe o quanto Deus estava irado com esta nação. Como ele poderia ter tal convicção? Ao ler o Pentateuco, ele poderia saber o que agrada ou não a Deus. Mas daí ter tanta certeza de que Deus estava extremamente irado, só através da profecia de Sofonias, por isto, envia pessoas a profetiza Hulda a fim de poderem consultar ao Senhor. (O Juízo virá não em seus dias, mas virá).

TRANSIÇÃO: Talvez você tenha uma família com um histórico tão ruim quanto Josias. Ele não tinha o que se orgulhar de sua família. Por causa de seu pai e seu avô, o povo estava sendo idólatra, imoral e herege. Josias reverteu essa situação e quebrou a probabilidade de cometer os mesmos erros de seus antecessores.

v Todo remanescente nasce de uma decisão de fazer a diferença.

1)   Não podemos escolher nossos parentes, mas podemos escolher nossos mentores.
2)   Não deixe que os erros do passado, determinem seu futuro.
3)   Os erros dos seus pais não precisam ser imitados, você não pode mudar o que aconteceu em sua família, mas você pode fazer a diferença.
4)   Os erros dessa geração não precisam ser imitados.
5)   Deus pode usá-lo apesar da cultura que você vive.

·       Ef 5.1 Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados.
·       Hb 13.7 Lembrem-se dos seus líderes, que lhes falaram a palavra de Deus. Observem bem o resultado da vida que tiveram e imitem a sua fé.

v Para ser o referencial de uma mudança nacional Josias ouviu Sofonias e tomou decisões Permanentes.

è NUNCA É CEDO DEMAIS PARA DECIDIR BUSCAR A DEUS.

W   Tradições perversas precisam ser quebradas, a tradição de Judá era ant-Deus.
Josias começou a buscar a Deus aos 16 anos. Na Gematria é o Número da Queda. 16 é a soma do 1 Líder que aponta para Deus, do 6 que aponta para o homem, somando 1+6=7 o número da perfeição. Esses três Números, tem o poder de derrubar o que está estabelecido. O grande recado do Número 16: Hábitos e Idéias erradas eu vim para mudar.

1)   Sofonias condenou a idolatria de Judá (1: 4). Dois deuses muito adorados por povos vizinhos à Judá pervertiam a fé religiosa do povo de Deus. Baal e Milcom. Os cultos representavam, licenciosidade (imoralidade) e crueldades (crime). 
2)   Sofonias condenou o sincretismo religioso (1: 5). Havia o culto ao “exército do céu”, adoravam aos astros. Isso é sincretismo religioso, é misturar o santo com o profano, a luz com as trevas. 
3)   Sofonias condenou os que deixam de seguir a Deus e buscá-Lo (1: 6). Há em Judá aqueles que se afastaram do Senhor e se tornaram totalmente indiferentes a ele. Deus não aceita divisão de devoção nem mesmo o abandono da fé verdadeira. Temos, então, três tipos de pessoas que estão sob o julgamento do Senhor:
1.    Os indiferentes que levam a vida sem se preocupar com as coisas espirituais;
2.    Os desviados que se afastaram de uma experiência anterior;
3.    Os divididos que com a boca dizem servir a Deus, mas ao mesmo tempo honram outro deus como rei de suas vidas e não prestam submissão total ao Senhor. Ou Deus é o Senhor de tudo ou não é o Senhor de nada. 
v JOSIAS BUSCOU A DEUS COM INTENSIDADE POR 4 ANOS.
a)   Afastar-se de Deus é uma tendência antiga.
b)   Afastar-se de Deus é a raiz de todos os males.
c)    Afastar-se de Deus é uma tendência moderna.
v Decidir buscar a Deus é Tomar a decisão de buscar ter um relacionamento profundo com Deus. 

è NUNCA SE É MADURO DEMAIS PRA DESCOBRIR AS ESCRITURAS.

W   Aos 20 anos o Rei Josias encontrou o livro da Lei e sua vida foi mudada. Uma das primeiras decisões que as pessoas tomam ao se desviar da igreja é esquecer ou dar pouca importância a Palavra de Deus.
W   A nação de Israel se desviou da Palavra e a vida deles caiu numa total degradação de impureza e imoralidade.
W   Josias leu o livro da Aliança ao povo. A única forma de nos afastarmos do pecado é através da Palavra. Quando deixamos de ler a Palavra, vamos ficando cada vez mais fracos espiritualmente. “Ou a Palavra te afastará do pecado ou o pecado te afastará da Palavra”.
·       Jo 15.3 – Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado.
A Palavra de Deus é como um banho. Então é necessário comprometimento.
W   Na falta de conhecimento bíblico é fácil sermos tentados e cairmos em heresias.
Os 4.6 – Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. “Uma vez que vocês rejeitaram o conhecimento, eu também os rejeito como meus sacerdotes; uma vez que vocês ignoraram a lei do seu Deus, eu também ignorarei seus filhos”.
W   O povo de Israel deixou acumular poeira no Livro da Lei e a nação começou a desobedecer e se afastar de Deus. O nosso inimigo, o diabo, quer fazer nós acreditarmos que a Bíblia é um livro chato. E por isso ele põe concorrentes táticos para tirar nossa atenção: Facebook, Netflix, Twitter, filmes, jogos de futebol, etc.
W   Josias ordenou ao povo que voltassem a ter relacionamento com Deus.
Nem antes e nem depois houve um rei como Josias. Ele decidiu fazer a diferença em sua geração apesar de seu histórico familiar.

A bíblia fala de muitos outros homens que marcaram sua época: Moisés, Paulo, Davi, mas nunca existiu um rei como Josias.

Contatos com o Pr. Nilton Jorge
(22) 998746712 whatzapp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.