segunda-feira, 14 de agosto de 2017

CINCO DECISÕES TOMADAS TARDE DEMAIS

Lc 16-19.
INTRODUÇÃO:

Duas parábolas nos chamam a atenção quanto a avareza uma está no capítulo 12:13-21 e a outra está no capítulo 16:9-31.
Algumas semelhanças dos avarentos dos capítulos os unem com as mesmas finalidades de ensino doutrinário, “O que temos preparado para quem será?”.

Ø   O RICAÇO DO CAPÍTULO 12 E DO CAPÍTULO 16 NOS ENSINA SOBRE:
A.       O perigo do amor ao dinheiro. (Ambos apaixonados pela vida material).
B.       Falta de dependência divina. (Fizeram do dinheiro seu senhor).
C.       Como ter um plano inútil. (Fizeram desse mundo o seu reino).
D.       Viveram uma esperança vã. (Gozar seus bens durante muitos anos).
E.       Fizeram uma economia errada. (Ajuntaram para si, bens materiais, mais não tinham nenhuma riqueza para com Deus).

Ø   Porém o nosso Deus é o Deus de toda a graça – isso significa que Ele é o Deus das oportunidades, seu amor e sua graça são demonstrados com urgência – 2 Co 6:2 “Pois ele diz: Ouvi-te em tempo aceitável, e socorri-te no dia da salvação. Digo-te, agora é o tempo aceitável, agora é dia da salvação”.
Ø   No entanto para demonstrar seu juízo e justiça – Ele faz de maneira lenta (porque quer que o homem se arrependa e seja salvo). Nesta parábola Jesus fala de dois homens: o mendigo lázaro e o impiedoso rico. Para ambos foram dados dias sobre a terra:
a) Dias de oportunidades: o sol brilha para todos, um rico e o outro mendigo.
b) Dias de escolhas: de servir a Deus ou não.
c) Dias de decisão: nem na hora da morte decidiu servir a Deus.
è Apesar do estado de miséria, Lázaro escolheu melhor, aproveitou a melhor oportunidade e tomou a decisão correta, TEMER A DEUS e servi-lo.
è O rico, por sua vez, em vida não temeu ao Senhor – antes, desprezou sua Palavra, e agora na eternidade resolveu tomar Cinco Decisões, pena que as tomou tarde demais:

1.                  ELE ERGUEU OS OLHOS. Lc 16:23 “E, no Hades, ergueu os olhos estando em tormentos...”

A palavra homem significa: aquele que olha para cima. Deus criou o homem para que ele olhasse para cima. No entanto, a queda fatal – o peso terrível do pecado, o fez olhar para a direção contrária (olhar para baixo).
*                  Lc 13:10-13  A mulher encurvada é o fiel retrato do homem no pecado.
*                  Pv 15:24 “Para o sábio o caminho da vida conduz para cima, a fim de evitar que ele desça a sepultura”.
*                  Cl 3:1-3 “Portanto, se fostes ressuscitados com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus; Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Pois morrestes, e a vossa vida está oculta com Cristo em Deus”.
*                  Mais que tristeza, o rico ergue o olhos tarde demais... Ele durante todos os anos de sua vida, fixou seus olhos nos prazeres da carne, na luxúria do mundo, nas riquezas temporais, nos muitos bens que possuía.
*                  A Bíblia reconhece que como é a nossa visão, assim será nossa vida:          Lm 3:51 “Os meus olhos move a minha alma...”
v  Olhar para Jesus significa Salvação – Is 45: 22 “Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os confins da terra; pois eu sou Deus, e não há outro”.
v  Olha para Jesus significa Segurança – (Pedro afundou nas águas) Mt 14:30“Mas, observando o vento, teve medo e, começando a afundar, clamou: Senhor, salva-me!”.
v  Olhar para Jesus significa Vitória – Hb 12:1,2 “Portanto, visto que nós também estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, olhamos firmemente para Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual pelo gozo que lhe estava proposto suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado á destra do trono de Deus”.
v  Olhar para Jesus significa receber entendimento – Sl 34:5 “Olhai para ele, e sede iluminados; os vossos rostos não ficarão confundidos”.
Se olho para baixo Vejo derrota è Para cima vejo vitória
Se olho para baixo Vejo pecado è Para cima vejo a santidade de Deus
Se olho para baixo Vejo desanimo è Para cima recebo força
Se olho para baixo Vejo fracasso è Para cima subo como águia
Se olho para baixo Vejo escassez è Para cima vejo a provisão
Se olho para baixo Vejo doença è Para cima vejo o médico
Se olho para baixo Vejo calamidades è Para cima vejo Deus no controle
Se olho para baixo Vejo o diabo rugindo como leão è O leão da tribo de Judá
Se olho para baixo Vejo portas fechadas è Para cima uma porta aberta
Se olho para baixo Vejo esgotamento è Para cima poder.
Se olho para baixo Vejo condenação è Para cima vejo justificação.
Se olho para baixo Vejo Corrupção da carne è Para cima glorificação.
Se olho para baixo Vejo tudo o que passa è Para cima, a cidade eterna – a Nova Jerusalém, a cidade futura.

2.                  ELE OROU. Lc 16:24 “E, clamando disse...”

ü   Este homem passou a vida toda e nunca fez uma oração (Mencionar quantas pessoas vivem a vida toda e nunca falaram com Deus...).
Orar não é bom? – sim, mas quando oramos enquanto é tempo – Is 55:6 “Buscai ao senhor enquanto se pode achar”. Os 10:12 “Semeai para vós em justiça, ceifai o fruto do constante, e lavrai o campo de lavoura, porque é tempo de buscar ao Senhor, até que ele venha e chova a justiça sobre vós”. Sl 69:13 “Eu, porém faço a minha oração a ti, ó Senhor, em tempo aceitável, ó Deus, ouve-me segundo a grandeza do teu amor, segundo a fidelidade da tua salvação”.
ü   Vejamos alguns exemplos de homens que oraram em tempo aceitável:
1) Davi – Sl 55:17 “De tarde, de manhã e ao meio dia oro e clamo, e ele ouve a minha voz”. Quando perseguido por Absalão, amaldiçoado por Simei.
2) O Cego de Jericó – Mc 10:46-52.
O ladrão arrependido – Lc 23:42,43. “Lembra-te de mim quando entrares no tem reino”.
ü   Já se buscou saber, se o maior circulo de oração está em Guatemala, Pensacola ... Toronto ... Camburiú... ou mesmo em Seul, Coréia do Sul ... Tenho uma informação estarrecedora: ESTA NO INFERNO
ü   Oram sem cessar, oram com clamores, todos oram ... Jr 8:20 “Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos”.
Hoje é o dia de clamar  Jr 33:3 “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes”.

3.                  RECONHECEU A AUTORIDADE ESPIRITUAL DE ABRAÃO.   Lc 16:24 “Abraão meu pai...”.

*            Este homem por certo era Israelita, durante toda sua vida dissoluta e impiedosa, tinha uma visão errada do patriarca e líder maior de seu povo, Abraão. (uma visão distante, apenas histórica).
*            Jamais se deixou influenciar pela liderança espiritual de Abraão, sua fé, sua fidelidade a Deus, sua Renúncia e sacrifício, sua visão celestial.
*            No inferno, tarde demais, reconhece Abraão como seu líder, chama-o de pai.
è Deus respeita tanto o principio de autoridade espiritual (delegada por Ele mesmo), que quando se revela aos seus servo, se identifica: “EU SOU O DEUS DE ABRAÃO, DE ISAQUE E DE JACÓ”.
a) Jesus reconhece a autoridade de Abraão, Jo 8:56 “Abraão viu o meu dia e se alegrou”.
b) Deus rege todas as coisa através de princípios de autoridades.
c) O pecado de rebelião é um principio Luciferiano.
d) Toda insubordinação, desobediência á liderança espiritual colocada por Deus é imitar o diabo. Foi ele o primeiro a desrespeitar a autoridade.
è Quando se peca contra a santidade – existe um grau de gravidade. Há perdão – mediante o arrependimento. No entanto, pecar contra a autoridade de Deus é muito grave, é pecado hediondo, porque é um pecado contra Deus.
e) A obra de Deus é a coordenação da autoridade.
Miriã e Arão se insurgiram contra a autoridade do Líder Moisés – falaram contra a autoridade: conseqüência:
1) Deus ficou irado contra ele. Tornou-se o seu inimigo.
2) A nuvem se afastou da tenda. Não havia mais presença de Deus.
3) Imediatamente, Miriã ficou leprosa. Rebelião contagia.
4) Atrasou na viagem por 7 dias. Rebelde trava tudo.
Meus irmãos, não sejamos como o rico desta parábola que só na eternidade reconheceu a autoridade espiritual de Abraão “Humilhai-vos debaixo da mão potente de Deus, que a seu tempo Ele vos exaltará”.

4.            PEDIU ÁGUA. Lc 16:24 “...tem misericórdia de mim e manda a Lázaro que molhe na água a ponta de seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama”.

Devemos considerar que o rico não está pedindo H2O – na dimensão espiritual, os valores são espirituais.
v   ENTÃO QUE ÁGUA É ESTA?
A.           É a água que refrigera a alma
B.           É a água que trás alegria, é a água oferecida por Cristo, é a água viva desprezada por Israel, é a água do rio da visão de Ezequiel. É a água que saiu do lado ferido de Jesus – é a água que verte do trono de Deus e do cordeiro – é a água concedida a todo sedento.
C.           O evangelho de João poderia ser chamado de o Evangelho das Águas.
João 1:26 João batizando nas águas.
João 2:7 Águas que se tornam vinho.
João 3:5 águas do novo nascimento.
João 4:14 Jesus oferece a água da salvação.
João 5:17 Jesus é a fonte agitada pelo espírito para produzir cura.
João 7:38 Jesus promete as águas o espírito como torrentes de águas.
João 13:5 Jesus usa as águas da humildade para ensinar.
João 19:34 Jesus ferido deixa fluir águas da redenção.
Não espere ir para a eternidade para ser cheio do espírito deixe as águas que estão agitadas te envolver hoje.

5.                  DESEJOU FAZER A OBRA DA EVANGELIZAÇÃO. Lc 16:27,28  “E, disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes á casa de meu pai. Pois tenho cinco irmãos, para que lhes de testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento”.


O homem rico teve no inferno uma paixão missionária. Pena que tarde de mais.
*                        Deus deu na terra coisas e pessoas. Coisas para serem usadas e pessoas para serem amadas. Ele se enganou – amou as coisas e usou as pessoas.
*                        Infelizmente nós gostamos mais das nossas coisinhas do que das almas que se perdem a cada minuto.
*                        Qual foi o maior pecado de Jonas?   
*                        Indiferença ao chamado? Inércia diante da ordem divina? Ócio? Xenofobia?
*                        O maior pecado de Jonas foi a falta de compaixão Jn 4:10,11 Tiveste compaixão da aboboreira, na qual não trabalhastes, nem a fizeste crescer; que numa noite nasceu, e em uma noite apareceu; e não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que estão mais de 120 mil homens”.

CONCLUSÃO:

QUERO TERMINAR DE ONDE COMEÇEI:

O evangelho de Cristo é o evangelho das oportunidades enquanto vivos. Por isso não desperdice a oportunidade de Deus para a sua vida hoje.

Hoje é o dia aceitável.
Hoje é o dia do encontro.
Hoje é o dia da mudança.
Hoje é o dia da tua salvação.


Contatos com o Pastor Nilton Jorge
(22) 998746712 whatzapp








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.