quarta-feira, 28 de março de 2018

MODELADOS PELA GRAÇA


2 Sm 9:7
INTRODUÇÃO

·      Para entendermos esse texto temos que buscar o significado de seu contexto.
è Em 1 Samuel 18:3 Jônatas e Davi fizeram aliança ou pacto de sangue um com o outro, visto que Jonatas sabia que Deus havia entregado o reino de Israel a Davi.
è A palavra "aliança" significa "cortar", literalmente tem a ideia de um pacto de sangue. Depois que Jônatas e Saul foram mortos na batalha e Davi foi proclamado rei, o filho de Jônatas, Mefibosete, foi escondido em uma terra desolada chamada Lodebar. 
·      Davi mandou chamar Mefibosete, para que pudesse mostrar-lhe bondade por amor de Jônatas 1Sm 9:1, assim, honrando sua aliança com Jônatas

v A aliança de sangue é um princípio bíblico (1 Samuel 18:3)
a)   É o tema da Bíblia. 
b)   É o segredo da bênção. 
c)    É a fonte de ousadia. Quando entendemos a aliança de sangue e quem somos em Cristo e o que temos no Senhor Jesus, então não viveremos mais derrotados, mas vitoriosos. 
d)   Símbolos da aliança (1 Samuel 18:1-4)
1. Jônatas deu a Davi seu manto, simbolizando sua posição.
2. Jônatas deu a Davi suas vestes, simbolizando suas posses.
3. Jônatas deu a Davi sua espada e arco, simbolizando seu poder.

v ENTENDENDO O TEXTO: Mefibosete era neto do rei Saul. Era filho de Jônatas. Era membro da família real. Nasceu em berço de ouro. Cercado de riqueza, pompa e glória. Seu avô e seu pai morreram numa batalha. Davi assumiu o trono. Era costume dos povos orientais quando um rei dominava um povo, ele matava todos os membros da dinastia anterior.
v 2 Sm 4:4 Mefibosete tinha apenas 5 anos, quando começou a sua vida de fuga, medo, dor e humilhação. Na pressa da fuga, ele caiu e ficou coxo o resto da sua vida. Ele era aleijado de ambos os pés. Esse menino viveu escondido cerca de 15 a 20 anos, curtindo sua dor, sua vergonha, seus conflitos.
è OBSERVAÇÃO: Os estudiosos não chegam a uma conclusão exata sobre o significado do nome Mefibosete. Sabe-se que o nome Mefibosete também aparece na Septuaginta (versão grega do Antigo Testamento) como Meribe-Baal. Que pode ter os seguintes significados: “Baal é advogado”, “herói de Baal”, “Baal contende”, “aquele que luta com Baal” ou “aquele que despedaça a Baal” (1 Crônicas 8:34; 9:40).
v Mais por causa da semelhança ao deus dos cananeus, logo seu nome foi mudado para ISHBOSET (homem de vergonha).
v Algum tempo depois surge Mefibosete (exterminador da vergonha).

·      Os anos se passaram. Mefibosete agora é adulto e habitava na terra de Lo-debar (lugar de esquecimento), durante muitos anos Mefibosete ficou neste lugar, esquecido, vivendo uma vida de tristeza e completa miséria e coxo de ambos os pés.
·      Ele é o que podemos denominar O COLECIONADOR DE TRAUMAS, toda a sua vida foi marcada por decepções, perdas irreparáveis, frustrações e angústias. O histórico de vida dele nos mostra que os traumas começaram na sua infância.
1.    Mefibosete tinha um trauma físico. II Sm 9:3 Ele era alijado de ambos os pés. O trauma físico sofrido por Mefibosete impedia que ele exercesse a posição de guerreiro, de valente. Geralmente todos os príncipes em Israel tinham que ir a guerra, empunhar suas espadas, defender o rei, existem algumas características que marcam uma pessoa que tem os seus pés coxos.
a)   Quem tem os pés coxos anda cambaleante, ele não anda ereto.
b)   Alguém que tem os pés coxos não consegue andar rápido, é lento, se cansa rapidamente porque precisa gastar mais energia.
c)    Uma pessoa com os pés coxos, atrasa o avanço dos outros.
d)   Quem tem os pés coxos possui enormes dificuldades não vence os obstáculos.
ð Mefibosete, órfão sem  pai, sem apoio e agora ainda por cima com os 2 pés coxos.
Foi por isso que ele foi morar muito longe das terras reais dos seus pais, foi morar em Lo-debar.
2.    Mefibosete tinha um trauma familiar. Imagine alguém chegando à porta de sua casa gritando: TEU PAI É MORTO E TODOS OS SEUS FILHOS E SUA CASA, essa noticia chegou aos ouvidos dele, um novo trauma, uma dor ainda mais forte, Naquele momento passava a estar sem pai, sem irmãos sem ninguém. Um espirito de orfandade o domina.
3.    Mefibosete tinha um trauma emocional. As dores físicas e familiares causaram nele uma dor emocional profunda, a ponto dele mesmo olhar para ele como um cão morto. Um dos mais inferiores tratamentos em Israel era ser chamado de cão ou cabeça de cão. Agora imagine a própria pessoa se autodenominar CÃO MORTO II Sm 9:8. Ser chamado de cão morto dava a ideia de ser imprestável, miserável e sujo (II Sm 16:9) O Senhor Jesus disse certa vez: vinde a mim todos os cansados e sobrecarregados e Eu vos aliviarei.
4.    Mefibosete tinha um trauma social. Em consequência do trauma físico e familiar Mefibosete é levado a um lugar denominado LÔ DEBAR (sem pasto/ lugar do esquecimento) um lugar onde ovelha nenhuma poderia viver. Uma cidade destinada aos doentes, aos miseráveis, cegos leprosos enfim os emprestáveis. Foi no lugar do esquecimento, no meio deste cenário que Mefibosete viveu por quase vinte anos.
ð Ser esquecido é um dos piores sentimentos sociais que alguém pode sentir. Mas o Senhor não nos esqueceu. Em Lc 19:10 o pastor vai em busca da ovelha perdida, num lugar sem pasto, ou seja, em lô debar.
5.    Mefibosete tinha um trauma espiritual. Os complexos, feridas na alma causaram na vida de Mefibosete uma idéia de escravidão, ele perdeu a posição de príncipe, todos os bens de sua família, passando a ser escravo de seus traumas.
ð Ele era oprimido espiritualmente, e andava se arrastando sem FÉ alguma.

1.             UM CONVITE DA GRAÇA MUDA TODA HISTÓRIA 2Sm 9:1. 

·      Davi sobe ao trono. Deus abençoa seu reinado. Prospera. Expande seu reino. Tem um exército poderoso. Davi anda com Deus. Ele se lembra de Jônatas e então recorda sua aliança feita com ele, de ser bondoso com a descendência de Jônatas. 2 Sm 9:1 “Resta, ainda, porventura alguém da casa de Saul, para que eu use de bondade para com ele, por amor de Jônatas?”
·      Esta não é apenas uma pergunta de graça, é um convite da graça! Ele usa a palavra chesed.
ð Ele não pergunta: Há alguém merecer? Há alguém qualificado? Há alguém sábio que eu possa usar nos assuntos do governo? Há alguém forte que eu possa usar no exército? Não, ele simplesmente indaga: “Há alguém…?”. É um desejo incondicional de ser gracioso.
ð O conceito de Benevolente (HESED)
•  Aquele que ama incondicionalmente.
•  Aquele que é fiel.
•  Aquele que tem compaixão.
ð Ziba responde com preconceito (2 Sm 9:2-3). Claro que sim, rei Davi, mas é um aleijado, é um coxo, é alguém indigno, imprestável. Ele não tem nenhuma importância nem aparência real.
ð Mefibosete estava com medo quando foi encontrado. Pensou que iria morrer. Mas Davi ministra não medo, não morte, mas graça. Davi não queria humilhá-lo, mas exaltá-lo. Jesus, aquele que se manifestou cheio de graça e de verdade, veio para salvar você. Veio para colocar você de pé. Ele não esmaga a cana quebrada. A palavra que ele mais repetiu foi Não temas. Jesus veio não para esmagar, julgar, condenar, humilhar. Ele veio de braços abertos para salvar, para perdoar, para curar, para libertar.
ð As bênção da graça recebida (2m Sm 9:8-13).
a)   Mefibosete reconhece que nada merece – “Sou como um cão morto” (9:8).
b)   Ele recebe as terras, a herança de seu pai (9:9).
c)    Ele recebe provisão com fartura (9:10).
d)   Ele recebe a bênção de sentar-se sempre à mesa do rei com o rei (9:7.10,11,13).
e)    Ele é tratado como um filho (9:11).
ð Veja os filhos de Davi assentados ao redor da mesa: Amnon, Tamar, Salomão, Absalão e o comandante Joabe. Ouvem-se as batidas surdas das muletas

2.             QUEM VIVE NO REINO DA GRAÇA ENFRENTA OPOSIÇÃO DO INIMIGO.

1.    Quem sai do império da morte sempre atrai um inimigo forte (2 Sm 16:1-4).
ð Ziba trai a Mefibosete e o acusa de rebelião contra Davi. Nosso adversário nos acusa de dia e de noite. Quando você é restaurado por Deus, isso provoca a fúria do inimigo.
2. Se eu assumo uma vida santa, cai por terra a trama do inimigo (2 Sm 19:24-27).
Todos os dardos do maligno não poderão atingir você se você está na presença de Deus.
3. Mefibosete mostra que o seu maior prazer não está na riqueza, na cura física, mas em estar na presença do rei, na casa do rei (2 Sm 19:29-30).
ð Quando encontramos a vida eterna, a graça, a alegria da intimidade com Deus, não procuramos mais a Deus para ter riquezas, ou saúde. O que mais ansiamos é a comunhão com ele. Não são as bênçãos de Deus, mas o Deus das bênçãos.
ð Intimidade com Deus, o próprio Deus torna-se a nossa maior necessidade, maior desejo, maior aspiração.
4. Mefibosete no final da jornada foi poupado da morte e do juízo por causa da fidelidade do rei ao pacto (2 Sm 21:7).
Quando você entrega sua vida a Jesus, você é liberto da morte, do juízo, da condenação.

CONCLUSÃO:
1. Você já experimentou essa graça de Deus na sua vida? Você também já tirado da sua terra árida, do seu cativeiro, da sua miséria?
2. Você tem se deleitado em viver na casa do rei, ao redor da mesa do rei, com os demais filhos do rei?
3. Você tem vivo de modo digno de Deus, ao ser atacado pelo inimigo ou tem dado brechas?
4. Você quer, agora mesmo, experimentar o milagre de Deus na sua vida?

Pr. Nilton Jorge
Contatos Tel. (22) 998746712

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.